A Síndrome da Bola de Boliche e a Osteopatia
- Érico Hiroshi

- 16 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2023

Há anos alguns pacientes têm procurado tratamento de osteopatia para uma condição chamada de Síndrome da Bola de Boliche (“Bowling Ball”).
Eles julgavam serem portadores dessa condição porque seus sintomas batiam com os relatados que assistiram em um vídeo. Nele é citado o osteopata Robert Boyd que teria dado esse nome à síndrome por a cabeça humana ter um peso parecido com uma bola de boliche (🤷).
Boyd considera que o esfenoide, um osso que temos no crânio, é a pedra fundamental da nossa cabeça e disfunções nesse osso deixam essa pedra torta em relação aos outros ossos, movendo o centro de gravidade do crânio e gerando mudanças compensatórias e alterações na bomba craniossacral, produzida pela pulsação do líquor. Esses desequilíbrios levariam à diversas alterações como:
· Assimetria da face;
· Aliteração da articulação temporomandibular (ATM);
· Pálpebra caída (ptose) e a bochecha achatada;
· Um canal auditivo está mais baixo que o outro;
· Obstrução do canal ocular e aumento da pressão intraocular, diminuindo os campos visuais;
· Torção das trompas de Eustáquio, que pode levar ao aumento de infecções no ouvido;
· Obstrução dos seios nasais e obstrução nasal;
· Ronco;
· As vértebras C1 e C2 se movem para o lado causando dores de cabeça e de pescoço persistentes;
· Toda a coluna é curvada causando extrusão de discos;
· Um ombro é mais alto que o outro, fazendo um braço parecer mais curto;
· Uma escápula é mais alta que a outra, causando dor na área interescapular quando se dirige um carro e em outros usos dos braços;
· A pelve é girada, causando dor lombar e extrusão do disco;
· A pelve girada torna uma perna relativamente mais curta que a outra. Isso coloca mais peso em um quadril-joelho-tornozelo, fazendo com que essas articulações se desgastem. A mudança de peso para um lado torna a pessoa mais desajeitada;
· O bloqueio da bomba craniossacral faz com que todo o sistema nervoso utilize o líquido cefalorraquidiano estagnado, resultando em uma diminuição geral de sua função;
· Enxaqueca.

É demostrado o tratamento feito através de um aparelho desenvolvido por um médico dos EUA que deve ser colocado por poucos segundos em cada lado do pescoço. A maior parte dos pacientes ficam imediatamente sem dores e nem precisam de outras sessões! Somente alguns tem que reaplicar.
Acredito que, se assim fosse, era bem provável que esse aparelho já estaria fazendo muito sucesso em todos os locais do mundo há tempos, tendo várias reportagens e pessoas fazendo propaganda gratuita dos resultados.
Na osteopatia avaliamos e tratamos disfunções no crânio e em todo corpo quando encontramos tensões que se mostram relevantes, mas sabemos que nem toda alteração de mobilidade de um osso gerará alterações, dores ou doenças, assim como ter um ombro mais baixo ou pelve mais rodada que a outra, não demostra um sinal de problema, isoladamente.
Nós não somos só a nossa cabeça e o esfenoide é apenas um osso entre vários. Não precisamos buscar a posição perfeita, pois somos seres assimétricos por natureza e nosso corpo tem alta capacidade de ajuste e regulação. Descofiem de fórmulas mágicas.



Olha sou idoso de 75 anos, há muito tempo sinto que meu lado esquerdo dói em toda sua extensão, desde a cabeça até os pés. Quando vi o vídeo do Dr Lair, pensei, acho que encontrei a solução para os meus problemas. Tenho o olhos esquerdo quase fechado, estou perdendo a visão esquerda, sem motivos aparente, dizem que é da idade, os nervos doem, passei a ter problema de sinusite do lado esquerdo, quer dizer são sintomas dessa doença da síndrome. Tentei encontrar um profissional na minha região, mas não encontrei ninguém com essa especialidade. Faço os exercícios que o dr fez no vídeo, mas ainda não obtive resultado importante, salva pequena melhora na visão e na sinusite. Gostaria de…
Olá! Sou Terapeuta Oriental dominando variadas técnicas, inclusive da acupuntura.
Sugiro que como eu fiz, pesquisem, e se possível, assistam ao vídeo "completo" do meu amigo DR. Lair Ribeiro, que expõe de modo fácil e direto sobre o tema. Boa sorte!
Boa tarde! Acredito que cada pessoa tem sua individualidade, então não se pode generalizar nada. Se alguma técnica resolve para um ou alguns, não quer dizer que vai resolver para outros, e vice-versa.
No meu caso está funcionando porque a melhora está sentida e principalmente vista.
Cada um pesquisa, se informa, avalia e decide o que quer fazer e principalmente o que é melhor para si. Eu resolvi investir no tratamento porque gastamos muito mais com consultas médicas, medicamentos que tratam apenas sintomas e inúmeros retornos ao médico.
A profissional que está me atendendo é registrada, muito competente e séria.
Espero ter ajudado com essas informações.
Tenho perca auditiva unilateral, estou relacionado a síndrome da bola de boliche, acho que minha trompa de eustaquio no ouvido esquerdo está acumulando líquido.
Na orelha esquerda sinto vácuo zumbido, e quando faço manobra de vassala sinto que o ar não passa como na orelha esquerda.
Ola, Sobre o tema pode dizer-me bibliografia ou artigos que possa ver? Parabéns pelo post!